Escolhas da vida

Quando estamos passando por uma situação difícil, achamos que tudo está perdido, nos sentimos a beira de um precipício, somente com duas opções:
Pular ou dar alguns passos para trás e recomeçar.
Pode parecer uma questão difícil mais não é!
Pular torna você uma pessoa fraca, com medo dos obstáculos que a vida nos impõe; por outro lado recomeçar,o torna vitorioso, não por vencer
seu problema, mas por ter coragem de enfrenta-lo.
Pular é dar adeus aquela que poderia ser sua ultima chance de ser feliz; recomeçar é ter a  certeza que dias melhores virão.
Pular é sussurrar: "- Vou desistir..."
Recomeçar é gritar: " Vou conseguir!"
A vida é feita de escolhas, e algumas podem deixar cicatrizes, temos que pensar duas ou mais vezes sobre o que vamos fazer e porquê.
Quando tropeçar não tenha medo de começar de novo, paciência, determinação e esperança são fortes aliados!
Não desanime, pois quase sempre podemos mudar nosso destino.
Porque fazendo a escolha certa, você estará caminhando em direção do sucesso!!!

TPM

Quantas vezes você, mulher, teve a sensação de estar no limite da paciência podendo "explodir" a qualquer momento por um motivo qualquer. Quantas vezes você teve a sensação de que toda a energia de seu corpo estivesse se esgotando, dando lugar ao cansaço, sonolência e dificuldade de concentração. Estes e outros sintomas como dores de cabeça, dores na mama, nas juntas, ganho de peso, sensação de estar inchada e alterações no apetite são típicos de um problema que aflige milhões de mulheres em todo mundo nos dias que antecedem a menstruação. Trata-se da famosa tensão pré menstrual ou simplesmente TPM, que melhora sensivelmente ou desaparece tão logo se inicia a menstruação. Um mal que atinge uma grande parte da população feminina. Estudos mostram que, em torno de 80% das mulheres em geral apresentam algum tipo de alteração no período pré-menstrual e em 52% delas os sintomas interferem drasticamente no humor, no comportamento e no organismo.

Sintomas
Humor depressivo
Ansiedade, tensão, nervosismo,  iritabilidade
Tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição
Irritabilidade
Desinteresse pelas atividades habituais
Dificuldade de concentração
Cansaço, falta de energia
Alterações de apetite e de sono
Dor de cabeça
Dores musculares
Ganho de peso ou sensação de inchaço

Diagnóstico
Durante o intervalo de 12 meses a mulher deverá ter apresentado na maioria dos ciclos pelo menos cinco dos sintomas abaixo:

    Humor deprimido
    Raiva ou irritabilidade
    Dificuldade de concentração
    Falta de interesse pelo que se costuma gostar
    Aumento do apetite
    Insônia ou hipersonia
    Sensação de falta de controle sobre si mesmo
    Algum sintoma corporal

Tratamento
Com modificação na dieta, aumentando-se a quantidade de proteínas e diminuindo o açúcar, o sal, o café e o álcool. Fazendo exercícios regularmente, evitando o estresse, suplementando a dieta com vitamina B6, cálcio e magnésio.
As alternativas medicamentosas são com contraceptivos orais e com antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina. Recentemente a FDA (Food and Drug Administration) autorizou o uso da fluoxetina para o tratamento da TPM nos EUA.

Endometriose

É uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de endométrio em locais fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação.

Sintomas
A endometriose pode ser assintomática ou pode ter sintomas muito diferentes de uma mulher para outra, o que dificulta o diagnóstico. Os sintomas principais encontrados são dores e esterilidade:

- Dores nas menstruações
- Dores na ovulação
- Dores durante ou após as relações sexuais
- Dores na micção ou na defecação
- Dores na inserção de um absorvente interno
- Esterilidade
As diferentes dores são explicadas pelo depósito de tecido uterino em diferentes partes do corpo. A intensidade da dor não está necessariamente relacionada com a intensidade da afeccção, mas será diferente em cada pessoa. Sendo assim, uma mulher que sofre de endometriose avançada talvez não sentirá nada, por isso o diganótico pode ser tão difícil. No entanto, uma vez que houver dores, estas vão aumentar progressivamente até se tornarem muitas vezes intoleráveis.

A esterilidade é freqüentemente uma causa que possibilita o diagnóstico da endometriose, de fato, algumas mulheres não sentem nada, a não ser o fato de não conseguirem engravidar. É somente após várias tentativas frustradas que elas descobrem a doença, após um teste de infertilidade.

Diagnóstico

O Ginecologista pode suspeitar uma endometriose na sua paciente pela infertilidade sem explicação. Também o exame físico pode dar a entender a presença da doença como por exemplo a dor abdominal durante uma palpação e ainda o médico pode notar uma presença de massa perto dos ovários ou por de trás do Útero. Em geral, a confirmação da doença é feita por o exame Papanicolau ou a visualização da parede uterina como por exemplo utilizando um laparóscopio, inserido por uma pequena incisão por debaixo do umbigo. Podem também ser utilizados vários exames imagiológicos tais como a Ecografia, a TAC ou TC, RM entre outras.

Tratamento

O tratamento varia conforme as decisões da doente como por exemplo: a sua vontade de engravidar ou de outras como os seus sintomas ou a sua idade. É reccorido a fármacos que libertam hormonas entre outras substâncias que diminuem o desconforto como por exemplo a dor e "danificam" os tecidos ou quistos endometriósicos. Quando a endometriose de uma doente está no estado moderado ou grave o tratamento mais eficaz é a cirurgia. O cirurgião extrái todo o tecido endometriósico e por vezes também os orgãos sexuais femininos.

Seres humanos são complicados...

Temos uma vida, mas não sabemos nosso destino; sacrificamo-nos para conseguir algo, sem mesmo saber se vamos coseguir.
Queremos, ou até mesmo somos obrigados a ser algo que não somos, só para impressionar ou agradar alguém.
Temos todos que nos amam ao nosso lado, mas estamos sempre reclamando de solidão.
Mentimos para poupar alguém de um sofrimento, mesmo sabendo que uma doce mentira é bem pior que a amarga verdade.
Forçamos situações, insistimos em erros inconcertáveis...
Deparamo-nos com problemas diariamente, todos nós sofremos, uns com grandes motivos, outros com motivos insignificantes, que colocados na balança da vida ambos tem pesos iguais...
Verdades e mentiras, erros e acertos, no fundo todos nós estamos em busca do mesmo tesouro " a felicidade", mas poucos conseguem alcança-la, Mérito? Luta? Determinação? Ou simplesmente sorte
A verdade é que a felicidade não bate a nossa porta, temos que busca-la, e quando encontrarmos, não devemos pegar um atalho, pois não valerá a pena.
Temos que ser fortes, pacientes e determinados, ter esperança de que no final da jornada encontraremos o grande e valioso tesouro do qual procurávamos.

Viva o hoje!

    Por que vivemos acreditando que o amanhã virá?
   Quando estamos com problemas, acreditamos que o "amanhã" vai ser melhor.
   Se estamos tristes ou magoados com alguém, prefirimos a solidão, acreditando que "amanhã" iremos ter coragem para desabafar.
   Se queremos falar algo, esperamos pelo melhor momento, "amanhã"...
   As vezes adiamos até mesmo nossa felicidade!
   Porque não vivemos o hoje?
   Abracemos hoje aqueles que amamos,
   Dizendo-lhes o quanto são especiais para nós.
   Encontremos tempo para dizer:
   Obrigado, perdoe-me, eu te amo!
   Não deixe para fazer amanhã  que pode fazer hoje, pois esse pode ser seus ultimos momentos aqui na Terra, para ser feliz e fazer todos que te amam felizes.
   Aproveite o máximo que puder hoje,
   Para quando chegar o seu momento você dizer orgulhosamente:
   Vou mais fiz tudo que tive vontade!!!

Crisálida da vida

   Algumas pessoas guardam seus sentimentos para elas, pois sozinhos, vemos o que queremos ver, acreditamos no que queremos acreditar. É uma maneira simplificada  de encarar a vida, tornando-a menos dolorosa; mas as vezes, mentimos tanto, que a mentira começa a parecer verdade, e as frases, "Sou feliz" e "Estou bem" tornan-se rotineiras, quando de fato, nada está bem e a felicidade parece distante...
    Sonhamos muito, e tudo que queríamos era trazer estes sonhos para nossa realidade, e vive-los intensamente...
    Porém, subsistir dessa maneira não é tão simples como parece, é esconder-se num casulo sem dia previsto para libertar-se, é viver em constante solidão, é fugir da realidade... Com isso, nos tornamos frios, mal humorados como se nada estivesse bem, mesmo estando! Quando na verdade temos todo o carinho do mundo para distribuir, só não sabemos como, é o resultado de nossas escolhas.
    As vezes precisamos de um tempo, mas que não dure tanto, sejamos como um "feio" lagarto, que em poucos dias se tranforma em uma exuberante borboleta, preparada para superar todo e qualquer obstáculo.
    A vida segue sempre, mesmo quando não estamos preparados, por isso aproveitemos nossa estadia temporária no casulo para criar forças, rever conceitos, cultivar novas ideias e sonhos.
    E como dizia nosso saudoso Charles Chaplin: "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."



 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti